Introdução

Mãe de 3 filhos (Rodrigo, Philippe e Fernanda), avó (quatro netas: Eduarda, Mirela, Luna e Laura), Supervisora Educacional, Profª aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Pedagoga e Pesquisadora, Graduada em Letras e Pedagogia e Pós-Graduada (Especialista em Língua Portuguesa e Iniciação Teológica); Mestre em Letras e Ciências Humanas. Trabalho muito, estudo bastante, adoro pesquisar, ler boas obras; folhear jornais e revistas, assistir telejornais; viajar, ir ao Shopping, utilizar a Internet. Crio algumas "quadrinhas", gosto de elaborar projetos que não sejam engavetados.

Postagens populares

Total de visualizações de página

http://www.lokaliza.com.br

Notícias

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Conferência Internacional sobre ‘Os Sete Saberes’

Horário: 21 setembro 2010 a 24 setembro 2010 Local: Fortaleza/Ceará Organizado por: UNESCO / UECE / UCB
Descrição do evento:


A UNESCO e a Universidade Estadual do Ceará, associadas à Universidade Católica de Brasília e à Universidade de Barcelona, acreditando na relevância das idéias e ideais estabelecidos na obra de Edgar Morin – Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro propõem-se a realizar, em Fortaleza/Ceará, no período de 21 a 24 de setembro de 2010, a Conferência Internacional sobre os Sete Saberes para uma Educação do Presente - e a encaminhar suas recomendações e sugestões à Assembléia Geral das Nações Unidades, até o final de 2010, para os devidos encaminhamentos de natureza político- administrativa. Este evento terá como Presidente de Honra o sociólogo e filósofo Dr. Edgar Morin e será presidido pelo Sr. Dr. Vincent Defourny, representante da UNESCO no Brasil, sendo prevista a participação local de mais de 1000 educadores e virtual de mais de 5000 pessoas, em salas de teleconferência distribuídas pelo país.

Objetivos e estrutura:

Esta conferência tem por objetivos desenvolver uma escuta pedagógica sobre as facilidades e dificuldades apresentadas pela comunidade educacional no desenvolvimento de práticas pedagógicas coerentes com as questões propostas no referido documento e extrair, dos diferentes círculos de diálogos e das conferências plenárias, elementos substantivos capazes de nortear possíveis recomendações a serem encaminhadas às diferentes instituições nacionais e internacionais, para futuros desdobramentos e financiamentos de projetos e atividades relacionadas a esta temática. Pretende-se, também, iniciar um profícuo diálogo entre escolas e universidades, para intercâmbio de saberes e de práticas pedagógicas capazes de iluminar novos cursos de formação docente, a partir da complexidade. Outro objetivo importante refere-se ao interesse no compartilhamento de experiências inovadoras fundamentadas na complexidade, na transdisciplinaridade e na ecoformação, capazes de colaborar para o desenvolvimento de uma pedagogia alternativa, a partir desses referenciais teóricos.

A estrutura de conteúdos da Conferência está organizada ao redor dos Setes Saberes para uma Educação do Futuro, de autoria de Edgar Morin, articulando-se ao redor dos seguintes blocos temáticos:

As cegueiras do conhecimento;
Os princípios do conhecimento pertinente;
Ensinar a condição humana;
Ensinar a identidade terrena;
Enfrentar as incertezas;
Ensinar a compreensão;
A ética do gênero humano;

PRESIDENTE DE HONRA
EDGAR MORIN

PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA
Vicent Defourny – Representante da UNESCO/Brasil

VICE-PRESIDÊNCIA
Maria Cândida Moraes
Universidade Católica de Brasília (UCB)
Celina Magalhães Ellery
Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nenhum comentário: