Introdução

Mãe de 3 filhos (Rodrigo, Philippe e Fernanda), avó (quatro netas: Eduarda, Mirela, Luna e Laura), Supervisora Educacional, Profª aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Pedagoga e Pesquisadora, Graduada em Letras e Pedagogia e Pós-Graduada (Especialista em Língua Portuguesa e Iniciação Teológica); Mestre em Letras e Ciências Humanas. Trabalho muito, estudo bastante, adoro pesquisar, ler boas obras; folhear jornais e revistas, assistir telejornais; viajar, ir ao Shopping, utilizar a Internet. Crio algumas "quadrinhas", gosto de elaborar projetos que não sejam engavetados.

Postagens populares

Total de visualizações de página

http://www.lokaliza.com.br

Notícias

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Eu estive lá em São Leopoldo - RS.





Entre os dias 7 e 9 de junho de 2010, o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada 
da UNISINOS reuniu em São Leopoldo, RS, especialistas do exterior e de todo Brasil para refletirem sobre as relações entre Linguagem e interação. O Congresso Internacional Linguagem e Interação II pretendeu mostrar como a linguagem, aliada ao estudo da interação, é ferramenta fundamental em diferentes áreas de conhecimento e nas relações pessoais, educacionais e de trabalho.

Dessa forma, a partir da existência de várias abordagens teóricas sobre o tema, o evento ofereceu oportunidade de voz a diversos pontos de vista, ao mesmo tempo em que selecionou trabalhos que conseguiram conectar reflexão teórica e experiências reais, envolvendo linguagem e interação sob o prisma de várias temáticas e de diferentes realidades sociais.
Tais estudos são ainda dispersos no Brasil e objetiva-se o diálogo entre várias vertentes teóricas que tratam de questões relacionadas a linguagem e interação. Os eventos que se propõem a discutir essas questões são pautados geralmente pela sua cor teórica, fazendo com que o conhecimento avance numa única direção. O grande diferencial do evento proposto foi possibilitar o encontro de diferentes vertentes teóricas, dar-lhes voz, nas mesmas condições, e possibilitar o debate.
Como resultado do evento, houve a publicação de um cd-rom e de um número especial da Revista Calidoscópio. Espera-se que as trocas efetivadas permitam o reconhecimento do Brasil como um centro produtor de estudos interacionistas e a abertura de novas frentes de pesquisa que conjuguem olhares teóricos diversos e se voltem para diferentes campos de conhecimento. Quem fica de fora, realmente está por fora das propostas educacionais e, quem foi e pode partilhar, há um solo fértil que urge ser semeado! Para quem não valoriza ou perde seus semeadores, lamentamos...


Público-alvo
O público-alvo do Congresso foi formado por profissionais e estudantes das áreas de linguística aplicada, linguística, filosofia, ciências sociais, comunicação, administração, psicologia, psicanálise, fonoaudiologia, educação e ciência da computação.

Nenhum comentário: