Introdução
Mãe de 3 filhos (Rodrigo, Philippe e Fernanda), avó (quatro netas: Eduarda, Mirela, Luna e Laura), Supervisora Educacional, Profª aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Pedagoga e Pesquisadora, Graduada em Letras e Pedagogia e Pós-Graduada (Especialista em Língua Portuguesa e Iniciação Teológica); Mestre em Letras e Ciências Humanas. Trabalho muito, estudo bastante, adoro pesquisar, ler boas obras; folhear jornais e revistas, assistir telejornais; viajar, ir ao Shopping, utilizar a Internet. Crio algumas "quadrinhas", gosto de elaborar projetos que não sejam engavetados.
Postagens populares
-
Estive em Natal (RN), para participar e apresentar trabalho no evento "Mulher e Literatura", (importante para a formação no Mes...
-
Bakhtin e Bronckart são importantes para o estudo sobre análise do discurso: o primeiro, para compreender melhor seus textos e pela visão am...
-
Apresentamos apenas alguns exemplos. O espírito de pesquisa de cada um deverá encontrar novas contribuições e isso é muito importante para...
-
Orações subordinadas adverbiais 1. (Turismo Morumbi-SP) Classifique a oração destacada: Não és mais prudente que eu : a) subordinada adver...
-
Há tempos não os vejo... Todos os dias, quando criança e até a adolescência eu os via com frequência As borboletas cumprimentavam-me As joa...
-
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 – Tema: Fraternidade e vida no planeta. Lema: A criação geme em dores de parto. A criação grita, em ...
-
* (Clique na foto para ampliar) Conhecia Barbara Freitag através de alguns artigos e algumas de suas obras: 1- Teorias da Cidade, "que...
-
http://www.educared.org/global/certameninternacional/navidad-2010 ¡Jou jou jou!! Feliz Navidad! En la navidad del 2010, en el Certamen I...
-
Estranho o fato de atualmente comentarem sobre o Bullying. Ele sempre existiu. Encarnações, apelidos, chacotas (mofa, zombarias, gracejos, s...
-
http://www.fl.ul.pt/pessoais/cgouveia/index.html http://www.fl.ul.pt/pessoais/cgouveia/ uerj-oficina.pdf
Total de visualizações de página
http://www.lokaliza.com.br
Notícias
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Duque de Caxias, 16 de setembro de 2009
- Língua Portuguesa - 6º ano D e 6º ano B
"Venham, amigos! Não é tarde demais para procurar um novo mundo. Pois eu existo para velejar além do pôr-do-sol. E apesar de hoje não termos a força que nos velhos tempos mexia com a terra e com os céus, o que somos, somos. Um temperamento de corações heróicos, enfraquecidos pelo tempo e o destino, mas com grande força de vontade. Para perseverar, persistir, encontrar e não hesitar."
(Tennyson)
Atividades de Gramática
1- Observe os termos destacados na mensagem e anote-os nos locais adequados:
a)Verbo de 1ª conjugação:
b)Verbo de 2ª conjugação:
c)Verbo de 3ª conjugação:
d)Substantivo abstrato:
e)Substantivo composto:
f)Adjetivo:
g)Artigo:
h)Preposição:
i)Verbo no modo imperativo:
j)Pronome:
2- Exercícios na Gramática Reflexiva, páginas 186,187, 188, 189 e 190 (pode responder a lápis no livro)
6º ano A - Atividades com base na leitura complementar: "Quem vai descobrir o segredo de Michelangelo?", de Thomas Brezina, Editora Ática.
Como se sabe, Michelangelo Buonarroti (1475-1564) foi um genial artista do Renascimento italiano: entre suas esculturas, estão a Pietà e o David, realizadas antes de ele completar 30 anos; são dele as pinturas monumentais do Gênesis e do Juízo Final, no teto da Capela Sistina; e é também de sua autoria o projeto da cúpula da Basílica de São Pedro, em Roma. Conta-se que, ao terminar a estátua Moisés, ficou tão fascinado com a perfeição da obra que gritou “Perchè non parli?” (”Por que não fala?”) e desferiu um violento golpe de martelo no joelho da escultura.Para Michelangelo, a missão do escultor era libertar as formas que já se encontravam dentro da pedra.
* Que mensagem importante esse texto nos transmite? Identifique as páginas da obra onde aparecem exemplos dos trabalhos do artista apresentados no texto dado.
a) Pietà -
b) David -
c) Gênesis -
d) Juízo Final -
e) Capela Sistina -
f) Cúpula da Basílica de São Pedro -
g) Estátua de Moisés -
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário