Introdução

Mãe de 3 filhos (Rodrigo, Philippe e Fernanda), avó (quatro netas: Eduarda, Mirela, Luna e Laura), Supervisora Educacional, Profª aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Pedagoga e Pesquisadora, Graduada em Letras e Pedagogia e Pós-Graduada (Especialista em Língua Portuguesa e Iniciação Teológica); Mestre em Letras e Ciências Humanas. Trabalho muito, estudo bastante, adoro pesquisar, ler boas obras; folhear jornais e revistas, assistir telejornais; viajar, ir ao Shopping, utilizar a Internet. Crio algumas "quadrinhas", gosto de elaborar projetos que não sejam engavetados.

Postagens populares

Total de visualizações de página

http://www.lokaliza.com.br

Notícias

domingo, 19 de junho de 2011

Links interessantes sobre vida acadêmica e um exemplo de roteiro avaliativo

http://www.posgraduando.com/humor/estilos-musicais-para-cada-etapa-da-vida-academica

http://www.posgraduando.com/humor/voce-sabe-que-esta-na-pos-graduacao-quando

http://www.posgraduando.com/debate/as-dificuldades-de-compreender-a-contribuicao-de-cada-um-dos-autores-de-um-artigo-cientifico


Roteiro de Avaliação dos Artigos *

Análise de Artigo Científico
Sim
Não

Em Parte
Formatação, Estrutura e Correção Gramatical: O artigo atende a formatação exigida? O texto apresenta –se bem dividido, com Resumo, Introdução, Revisão Teórica, Estado da Arte, Apresentação do estudo, Metodologia, Resultados e Conclusões? O texto não apresenta erros ortográficos ou gramaticais?



Título:
O título descreve a essência do artigo? É curto?



Resumo:
O resumo não excede 200 palavras? Especifica de forma concisa o que o autor fez, como fez, os resultados que obteve e a sua importância? Apresenta palavras chave (até 4)?



Introdução: relevância, justificativa e objetivos
A relevância do trabalho para fazer progredir o ‘estado da arte’ e a justificativa da necessidade de efetuar o estudo foram apresentadas? A definição, a natureza e o alcance do problema ou da questão foram apresentados? Os objetivos do estudo são claramente apresentados?



Revisão teórica
O Referencial teórico utilizado está coerente com o problema estudado? As fontes são confiáveis e estão claramente apresentadas? Faz citações?



Metodologia
A estratégia ou metodologia utilizada para resolver o problema ou responder às questões de estudo foi apresentada? Mostra os procedimentos de coleta e análise de dados? Apresenta claramente o tipo de pesquisa, amostra, seleção dos sujeitos, instrumentos de coleta e tratamento de dados e limitações do método?



Desenvolvimento
Relata o caso propriamente dito? Apresenta a instituição envolvida e seu contexto?



Resultados
Os resultados estão claros? Os resultados mais importantes estão realçados? Os resultados estão resumidos em tabelas e gráficos? Os resultados são analisados à luz do referencial teórico?



Conclusões
As conclusões são claras? Os objetivos foram alcançados? As questões de pesquisa foram respondidas? Sugere estudos futuros?



Referências
Obedecem à norma NBR 6023:2002 e NBR 10520:2002? AS referências estão listadas em ordem Alfabética? São apresentadas apenas as referências citadas no texto? Contém bibliografia clássica e referências atuais?




* Este roteiro foi criado com o objetivo orientar os autores sobre os critérios gerais utilizados na avaliação de artigos científicos.

Nenhum comentário: