Introdução

Mãe de 3 filhos (Rodrigo, Philippe e Fernanda), avó (quatro netas: Eduarda, Mirela, Luna e Laura), Supervisora Educacional, Profª aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Pedagoga e Pesquisadora, Graduada em Letras e Pedagogia e Pós-Graduada (Especialista em Língua Portuguesa e Iniciação Teológica); Mestre em Letras e Ciências Humanas. Trabalho muito, estudo bastante, adoro pesquisar, ler boas obras; folhear jornais e revistas, assistir telejornais; viajar, ir ao Shopping, utilizar a Internet. Crio algumas "quadrinhas", gosto de elaborar projetos que não sejam engavetados.

Postagens populares

Total de visualizações de página

http://www.lokaliza.com.br

Notícias

sábado, 23 de maio de 2009

INCURSÕES ACADÊMICAS

Aprender a pensar, a resolver-situações-problema, envolve leitura, envolve textos. Sem textos, sem leituras bem selecionadas e que atendam às diversidades, sejam elas quais forem, torna-se difícil o ensino e aprendizagem. Através de textos, há um mundo para ser discutir. Formar alunos? Dê a eles a oportunidade de ler. Não temos preconceitos quanto à escolha de gêneros do discurso: cartuns, quadrinhos, charges, poemas, cantigas de roda, receitas culinárias, cartões-postais, textos verbais ou não-verbais, pinturas, fábulas, narrativas, descrições, dissertações... Leituras são procedimentos cognitivos e de valores de vida! Acredito nisso. Trabalho sobre isso. Pesquiso muito sobre isso. Muito obrigada, a todos que contribuem para que esse trabalho aconteça nas escolas, na educação de nosso país!

Nenhum comentário: