Introdução
Mãe de 3 filhos (Rodrigo, Philippe e Fernanda), avó (quatro netas: Eduarda, Mirela, Luna e Laura), Supervisora Educacional, Profª aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Pedagoga e Pesquisadora, Graduada em Letras e Pedagogia e Pós-Graduada (Especialista em Língua Portuguesa e Iniciação Teológica); Mestre em Letras e Ciências Humanas. Trabalho muito, estudo bastante, adoro pesquisar, ler boas obras; folhear jornais e revistas, assistir telejornais; viajar, ir ao Shopping, utilizar a Internet. Crio algumas "quadrinhas", gosto de elaborar projetos que não sejam engavetados.
Postagens populares
-
Estive em Natal (RN), para participar e apresentar trabalho no evento "Mulher e Literatura", (importante para a formação no Mes...
-
Bakhtin e Bronckart são importantes para o estudo sobre análise do discurso: o primeiro, para compreender melhor seus textos e pela visão am...
-
Apresentamos apenas alguns exemplos. O espírito de pesquisa de cada um deverá encontrar novas contribuições e isso é muito importante para...
-
Orações subordinadas adverbiais 1. (Turismo Morumbi-SP) Classifique a oração destacada: Não és mais prudente que eu : a) subordinada adver...
-
Há tempos não os vejo... Todos os dias, quando criança e até a adolescência eu os via com frequência As borboletas cumprimentavam-me As joa...
-
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 – Tema: Fraternidade e vida no planeta. Lema: A criação geme em dores de parto. A criação grita, em ...
-
* (Clique na foto para ampliar) Conhecia Barbara Freitag através de alguns artigos e algumas de suas obras: 1- Teorias da Cidade, "que...
-
http://www.educared.org/global/certameninternacional/navidad-2010 ¡Jou jou jou!! Feliz Navidad! En la navidad del 2010, en el Certamen I...
-
Estranho o fato de atualmente comentarem sobre o Bullying. Ele sempre existiu. Encarnações, apelidos, chacotas (mofa, zombarias, gracejos, s...
-
http://www.fl.ul.pt/pessoais/cgouveia/index.html http://www.fl.ul.pt/pessoais/cgouveia/ uerj-oficina.pdf
Total de visualizações de página
http://www.lokaliza.com.br
Notícias
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Algumas atividades que deixei para minhas turmas de 6º ano
Estive em Natal (RN), para participar e apresentar trabalho no evento "Mulher e Literatura", (importante para a formação no Mestrado em Letras e Ciências Humanas e para a prática profissional), mas deixei atividades para serem passadas para meus alunos e alunas. Penso neles sempre: onde estou, onde vou, no que farei. Procuro estudar mais e me aprimorar profissionalmente, na tentativa de oferecer um ensino e aprendizagem mais alicerçados, mais comprometidos com as transformações que ocorrem na contemporaneidade. É necessário estarmos sempre em pesquisas, em busca de (re)conhecimento e o partilharmos. Infelizmente, nem sempre temos apoio para estudar. É com esforço e sacrifício que buscamos a tão falada "formação continuada". A prática difere das teorizações.
Duque de Caxias, 02 de setembro de 2009.(quarta-feira)
1º TEMPO: 6º ANO D
2º TEMPO: 6º ANO D
3º TEMPO: 6º ANO A
4º TEMPO: 6º ANO B
5º TEMPO: 6º ANO B
Língua Portuguesa
"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." (William Shakespeare)
(Aula para o 6º ano D e 6º ano B)
* Verbos de estado, verbos de ação e verbos que indicam fenômeno da natureza
Verbos que indicam estado são aqueles que ligam um substantivo ou um pronome a uma qualidade, característica, adjetivo que o completa.
Exemplos:
1- Shakespeare estava feliz.
Explicação: Verbo “ESTAR” ligando o substantivo Shakespeare ao adjetivo feliz.
2 – Eu sou estudante.
Explicação: Verbo “SER” ligando o pronome EU ao adjetivo ESTUDANTE.
3- A agulha e a linha continuam rivais.
Explicação: Verbo “CONTINUAR” ligando os substantivos agulha e linha ao adjetivo rivais.
Verbos que indicam ação apresentam algo que alguém pratica.
Exemplos: andar, correr, dormir, falar, perder, sorrir, pensar, entender, construir, realizar, comer, partir, verificar, socorrer, conseguir, abraçar, viver, fugir, etc.
Verbos que indicam fenômenos da natureza são aqueles que representam algo que apenas a natureza pode realmente realizar.
Exemplos: ventar, chover, relampejar, gear, nevar, garoar, trovejar, amanhecer, anoitecer, entardecer, etc.
Exercícios
Escreva se os verbos nas frases estão expressando ação, estado ou fenômeno da natureza:
a) O rei estava muito feliz. _______________________________________
b) O palhaço divertia o público. ___________________________________
c) Choveu muito ontem. ___________________________________________
d) Ventava muito enquanto o espertalhão devolvia a coroa. ________________________________ e _________________________________________.
e) As crianças corriam no pátio. ______________________________________________
f) O rei sorria satisfeito. _____________________________________________________
g) Ele era desconfiado. ________________________________________________________
h) Nós somos estudiosos. ______________________________________________________
i) Vocês comeram todo o bolo? __________________________________________________
AULA DO 6º ANO A
Atividades com base no livro de Leitura Complementar: “Quem vai descobrir o segredo de Michelangelo"?
1- Leia e acerte o que falta para completar corretamente: (35 minutos de aula).
Alguém roubou a recém-descoberta_______________________________de Michelangelo e isso pode causar uma ____________________________ enorme. O leitor e o cachorrinho_____________________ precisam descobrir o segredo que envolve o ___________________, antes que algo horrível aconteça. Eles se envolvem em uma trama cheia de suspense e são levados ao passado: no séc.________, conhecem o próprio Michelangelo, descobrem muitas coisas sobre sua vida e obra e vivenciam as mais inusitadas aventuras em meio ao clima efervescente da Renascença ____________________.
Obra Monalisa - câmara secreta – tragédia- Snoopy – cantor – Pablo – artista- XX - XVI- francesa – alemã – italiana.
Quinta- feira, dia 03 de setembro de 2009.
"Foi o tempo que perdi com a minha rosa que a fez tão importante." (Antoine de Saint-Exupèry)
6º ano B -
Exercícios
1- Identifique os verbos, circulando-os, e escreva se são verbos de ação, estado ou fenômeno da natureza:
a) O réu compareceu a audiência.
b) O réu ficará furioso nessa audiência.
c) Trovejou muito na audiência; mas, felizmente não choveu.
d) Um homem já escorregou neste chão molhado e deixou cair seu livro.
e) Por enquanto as matas continuam indefesas.
f) Anoitecia rapidamente!
e) Aguardaremos mais alguns minutos.
f) Nossos estudantes aprendem um pouco mais, a cada dia.
g) Tumultuaram o trânsito por um motivo banal.
h) Os verbos exercem uma função fundamental.
i) Surpreendemo-nos com doenças graves que precisam de medidas de higiene.
j) Se você me esperar, vou até lá, procuro pelo endereço e trago-o aqui.
K) Vou entrar por esta porta e quero encontrar tudo como eu deixei.
2) Copie, do exercício n° 1, apenas as frases que apresentam períodos compostos.
* 3)Construir e ilustrar um parágrafo descritivo, de cinco a dez linhas, sobre o tema: Primavera. Título bem criativo.
* Para casa (6° ano B) - Atividade sobre o livro de leitura complementar (passada na quarta-feira para a turma do 6° ano A)
6° ano C - a mesma atividade sobre leitura complementar passada na quarta-feira para a turma do 6° ano A.
6° ano A - a mesma atividade sobre verbos de estado, ação e fenômenos da natureza, passada na quarta-feira para as turmas dos sextos anos D e B.
Sexta-feira
"Ser humano é ser responsável. É sentir que colabora na construção do mundo."
6° ano A - a mesma atividade passada na quinta-feira para o 6° ano B.
6ª ano D - a mesma atividade sobre o livro de leitura complementar já passadas para os sextos anos A, B e C.
6° ano C - a mesma atividade passada na quinta-feira para o 6° ano B.
* Abraços de sempre muita Paz e grande Bem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário